Todos possuímos motivações e interesses diversificados, pelo que pretendo dar informação útil ao maior número de pessoas. Espero que por tudo isto e muito mais, considerem que vale a pena visitar Portugal de “lés a lés".
Quinta-feira, 9 de Maio de 2013
VILA NOVA DE GAIA

 



 

 

Cidade importante na região norte de Portugal, sede de município, Vila Nova de Gaia situa-se frente à grande cidade do Porto, separadas pelo Rio Douro, mas unidas por diversas e históricas pontes que facilitam o acesso, a partilha de património, estilos de vida e complementaridade.



A localização na margem do rio Douro possibilitou a fixação de populações desde remotos períodos, pensando-se que as origens da cidade remontem possivelmente a um Castro celta, tendo sido também ocupada por Romanos (apelidada na altura de "Cale") e pelos Mouros, embora não por muito tempo.

 



O grande desenvolvimento da cidade de Vila Nova de Gaia dá-se no século XVIII, com a instalação dos famosos Armazéns do Vinho do Porto que já na época era uma muito importante indústria no norte do País. Hoje, Vila Nova de Gaia é o principal centro de produção do vinho do Porto, com o centro da cidade dominado pelos armazéns das marcas mais famosas, com mais de 50 companhias, alojados em edifícios de característicos telhados vermelhos. Uma visita a uma das muitas Caves aqui existentes é imprescindível para melhor conhecer e apreciar este prestigiado vinho, único no mundo.

Igualmente aprazível é a Costa da região, destacando-se diversas praias e bonitos panoramas.



Uma visita ao Cais de Gaia proporciona agradáveis momentos de lazer, nesta área turística de esplanadas, restaurantes e bares, com vista para a zona histórica da cidade do Porto, no local onde durante muitos séculos se localizou um porto fluvial de onde eram exportadas diversas mercadorias, nomeadamente o referido Vinho do Porto. Daqui partem hoje em dia os famosos Cruzeiros no Rio Douro, com destino à região do Alto Douro, onde toda a produção do vinho do Porto é adestrada.



A não perder é o Mosteiro da Serra do Pilar, com uma localização privilegiada, de onde se tem uma das mais belas vistas sobre a cidade do Porto. De facto, esta localização e vista excelente foi a escolha do Duque de Wellington para planear o seu ataque-surpresa às tropas invasoras Francesas, em 1809.

 


tags:

publicado por Carla Ribeiro às 23:51
link do post | comentar | favorito
|

Bora lá! Férias
TIC IV - ISET Carla Ribeiro - 2º Ano 2º Semestre
mais sobre mim
DESEJO
"Férias, faz tão bem à alma, que deveria ser de 3 em 3 meses!" Cristiane S. Effting
PARA MEDITAR
"Viajar é fazer uma jornada para dentro de si mesmo." (Dena Kaye)
posts recentes

ALGARVE

ARMAÇÃO DE PERA

ALBUFEIRA

MACEDO DE CAVALEIROS - Al...

VILA NOVA DE GAIA

O PORTO

PÓVOA DE VARZIM

CAMINHA

VIANA DO CASTELO

VALENÇA DO MINHO

arquivos

Maio 2013

Abril 2013

Contador de visitas
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


subscrever feeds