Todos possuímos motivações e interesses diversificados, pelo que pretendo dar informação útil ao maior número de pessoas. Espero que por tudo isto e muito mais, considerem que vale a pena visitar Portugal de “lés a lés".
Terça-feira, 7 de Maio de 2013
PÓVOA DE VARZIM

Póvoa de Varzim é uma cidade costeira da Região Porto e Norte do País, situada numa planície costeira arenosa protegida a norte pelo Cabo de Santo André e muito influenciada pela bela costa atlântica.

 


Esta é uma região ocupada pelo homem desde há longos séculos, existindo vestígios da fundação de uma cidade fortificada por volta de 900 a.C., desde sempre com uma forte relação com o vasto mar.

 

 

Em inícios da Idade Média era uma pequena e pobre comunidade piscatória, tornando-se mesmo no principal porto de pesca do Norte do País em pleno século XVIII.

 

 


Já a partir do século XIX dá-se um grande desenvolvimento turístico que se tem mantido, nomeadamente através de importantes estruturas como o Casino e, claro, das muito apreciadas praias de areal com mais de 12km de comprimento.
O florescimento de diversas industrias, sobretudo do sector têxtil, proveram a cidade de nova força e desenvolvimento.

 



Apesar de todo o desenvolvimento e crescimento urbano, a Póvoa de Varzim orgulha-se da sua história, das suas tradições e do seu património, como se pode observar no interessante Museu Municipal de Etnografia e História, situado no Solar dos Carneiros do século XVIII e possuindo uma grande colecção sobre a original Comunidade Piscatória Poveira, ou no Pólo Museológico da Cividade de Terroso, uma das mais importantes estações arqueológicas Castrejas do Noroeste.

 


A Póvoa de Varzim orgulha-se dos seus monumentos ostentando legados patrimoniais como a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição do século XVIII; o monumental Aqueduto do século XVIII de 999 arcos que levavam água para o Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde; o Pelourinho do século XIX; a Barroca Igreja Matriz (século XVIII); o edifício dos Paços do Concelho do século XVIII ou a barroca Capela de Nossa Senhora das Dores.

 



Nos arredores da cidade encontram-se várias aldeias e lugares tradicionais, como São Pedro de Rates (que possui uma importante Igreja Românica dos séculos XI-XIII), Rio Mau ou Estela dona de um interessante conjunto arquitectónico, de casas coloridas conhecidas por “torres”, entre outros localidades que vale bem a pena conhecer.

 

 

 

 

 

 

A Póvoa do Varzim aposta nas energias renovavéis.


tags:

publicado por Carla Ribeiro às 22:09
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Bora lá! Férias
TIC IV - ISET Carla Ribeiro - 2º Ano 2º Semestre
mais sobre mim
DESEJO
"Férias, faz tão bem à alma, que deveria ser de 3 em 3 meses!" Cristiane S. Effting
PARA MEDITAR
"Viajar é fazer uma jornada para dentro de si mesmo." (Dena Kaye)
posts recentes

ALGARVE

ARMAÇÃO DE PERA

ALBUFEIRA

MACEDO DE CAVALEIROS - Al...

VILA NOVA DE GAIA

O PORTO

PÓVOA DE VARZIM

CAMINHA

VIANA DO CASTELO

VALENÇA DO MINHO

arquivos

Maio 2013

Abril 2013

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub