Todos possuímos motivações e interesses diversificados, pelo que pretendo dar informação útil ao maior número de pessoas. Espero que por tudo isto e muito mais, considerem que vale a pena visitar Portugal de “lés a lés".
Segunda-feira, 6 de Maio de 2013
CAMINHA

 

 

A Praia de Moledo do Minho é uma das imagens de marca do Concelho de Caminha, sendo muito frequentada uma vez que oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno.

 


Esta belíssima e agradável praia é uma das mais procuradas da região Norte, recebendo gente oriunda de todo o país, atraída pelos extensos areais e pelo mar, bem como pelas qualidades terapêuticas atribuídas à grande qualidade de iodo aí existente.
Para além da formosura natural, esta praia é bastante adequada e procurada para a prática de desportos náuticos.

 

 

Situada entre os Rios Lima e Minho, a Serra D’ Arga é dona de uma inestimável riqueza natural e humana, esta serra tem a beleza rude das pedras e da natureza imaculada.

 


Na serra podem apreciar-se campos férteis, águas puras, frescas e cristalinas, regos, quedas de água, piscinas naturais, encostas verdejantes, rebanhos de ovelhas e cabras, animais selvagens (coelhos, javalis, raposas e cavalos) e botânica variada – pinheiros mansos e bravos, carvalhos, castanheiros e cedros.

 



A beleza e a graciosidade dos trajes e rodilhas minhotas devem-se, em grande parte, aos seus magníficos bordados.

 


Na freguesia de Dem, esta arte mantém um saudável dinamismo. Grupos de mulheres dedicam boa parte do seu tempo a bordar os trajes que dão cor e alegria ao nosso folclore. Nas camisas, nas saias, nos aventais, nos coletes e nas algibeiras, reina a policromia. O vermelho, o preto, o azul ou o verde, são as cores que predominam nas vestes tipicamente minhotas. As saias são tecidas no tear, com lã de ovelha pintada. Os aventais são bordados com o ponto fada do lar e os coletes com linha de algodão e lantejoulas.
Como trajes característicos há a destacar os “fatos” de trabalho, de domingar, da feira, à lavradeira (da moda, de luxo, da festa), “fato” de dó, meia senhora, mordoma e de noiva.
Requintados e pormenorizados, ricos de tear e de enfeites bordados, são testemunhos vivos dos usos e costumes dos nossos antepassados.

 



publicado por Carla Ribeiro às 21:49
link do post | comentar | favorito
|

Bora lá! Férias
TIC IV - ISET Carla Ribeiro - 2º Ano 2º Semestre
mais sobre mim
DESEJO
"Férias, faz tão bem à alma, que deveria ser de 3 em 3 meses!" Cristiane S. Effting
PARA MEDITAR
"Viajar é fazer uma jornada para dentro de si mesmo." (Dena Kaye)
posts recentes

ALGARVE

ARMAÇÃO DE PERA

ALBUFEIRA

MACEDO DE CAVALEIROS - Al...

VILA NOVA DE GAIA

O PORTO

PÓVOA DE VARZIM

CAMINHA

VIANA DO CASTELO

VALENÇA DO MINHO

arquivos

Maio 2013

Abril 2013

Contador de visitas
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


subscrever feeds