Todos possuímos motivações e interesses diversificados, pelo que pretendo dar informação útil ao maior número de pessoas. Espero que por tudo isto e muito mais, considerem que vale a pena visitar Portugal de “lés a lés".
Sexta-feira, 19 de Abril de 2013
PIÓDÃO - Aldeia Histórica

Piódão é sem dúvida uma das mais bonitas aldeias de Portugal. Classificado como imóvel de interesse público a partir de 1978, beneficiou assim de alguma protecção. Mas só a partir da sua integração no projecto das Aldeias Históricas de Portugal, o Piódão viu o seu conjunto urbanístico salvaguardado. Ou seja, no âmbito desse programa todas as casas em cimento e telhados de telha foram convertidas em paredes de xisto e telhados de louça. Assim valorizou a riqueza arquitectónica do Piódão. O projecto está actualmente concluído.

A Aldeia

Piódão tem um traçado e uma disposição típica de um povoamento de montanha. Abrigadas dos ventos dominantes, as casas trepam pela encosta acima. Os materiais de construção são aqueles que a serra oferece: xisto e madeira.
As paredes têm duas camadas, uma exterior com pedras maiores e uma interior com pedras mais pequenas. Os telhados têm uma ou duas águas, chegando a ter quatro graus de inclinação média.

 

O Azul


O azul que pinta as portas e janelas é outro dos mistérios ainda por resolver. Ninguém sabe ao certo a razão. São várias as explicações, mas a mais conhecida prende-se com o isolamento da aldeia e com a chegada de uma lata de tinta azul. Não havendo escolha, o azul impôs-se e é actualmente parte integrante do conjunto arquitectónico da aldeia do Piódão.

 

Percursos Pedestres na Serra do Açor

Piódão - Foz d'Égua - Chãs d'Égua

O percurso apresentado liga a aldeia do Piódão a dois lugares da freguesia. São eles Foz d'Égua e Chãs d'Égua. Trata-se de um percurso com declive pouco acentuado, com uma ou duas excepções. Algumas casas abandonadas que se cruzam no caminho são testemunho da actividade pastorícia de então, tanto de caprinos como de ovinos. Nas clareiras podem avistar-se colmeias, testemunho da actividade apícola, ainda com alguma expressão na Serra do Açor.

 

 

As suas casas de pedra descem de socalco em socalco ao sabor do monte, oferecendo-se ao olhar incrédulo de quem julga ter encontrado uma povoação encantada em plena Serra do Açor. Assim nos surge Piódão, uma das dez Aldeias Históricas de Portugal, que sobreviveu aos rigores de muitos Invernos e Verões da Beira para nos fazer recordar um país quase esquecido.

Não deixem de passar por lá. Tranquilidade o tempo lá parece que passa mais devagar!!!



publicado por Carla Ribeiro às 16:51
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Liliana a 6 de Junho de 2013 às 19:17
Que bom puder recordar os bons momentos passados, na tranquilidade da aldeia de Piodão perdida no meio da serra do Açõr.


De Liliana a 6 de Junho de 2013 às 19:19
Que bom recordar os bons momentos passados, na tranquilidade da aldeia de Piodão perdida no meio da serra do Açõr.


Comentar post

Bora lá! Férias
TIC IV - ISET Carla Ribeiro - 2º Ano 2º Semestre
mais sobre mim
DESEJO
"Férias, faz tão bem à alma, que deveria ser de 3 em 3 meses!" Cristiane S. Effting
PARA MEDITAR
"Viajar é fazer uma jornada para dentro de si mesmo." (Dena Kaye)
posts recentes

ALGARVE

ARMAÇÃO DE PERA

ALBUFEIRA

MACEDO DE CAVALEIROS - Al...

VILA NOVA DE GAIA

O PORTO

PÓVOA DE VARZIM

CAMINHA

VIANA DO CASTELO

VALENÇA DO MINHO

arquivos

Maio 2013

Abril 2013

Contador de visitas
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


subscrever feeds